Coisas de Verão

Cuidados com o Verão

Verão é tempo de alegria! Tempo de sol, praia, etc. Mas nunca poderemos nos esquecer dos cuidados que devemos tomar, para que não coloquemos a nossa saúde em risco. Com a camada de ozônio, na situação em que se encontra, a terra anda muito desprotegida e as temperaturas cada vez mais altas. O uso de filtros solares constantes são obrigatórios a todos e ainda assim, evitar os horários de maior risco de exposição solar das 10 às 16 hs.

A pele nunca deve ter sensação de ardência, porque quando isto acontece, a queimadura já ocorreu. Em casos de exposição mais demoradas pode até mesmo ocorrerem bolhas na pele. Este processo causa danos importantíssimos à pele que é a nossa camada de proteção. A exposição excessiva ao sol pode além de provocar o envelhecimento , levar ao câncer de pele. As pessoas muito claras, com grande incidência de sardas ou pintas deve tomar cuidado redobrado e consultar o dermatologista periodicamente.

Outra excelente maneira de se proteger é se valer da própria alimentação. Na utilização de alimentos de cor amarelada ou avermelhada, estaremos ingerindo o Beta Caroteno, que é um anti-oxidante natural, o qual tem a propriedade de tentar estabilizar os radicais livres ( agentes terríveis que favorecem o envelhecimento da pele ) . O excesso destes corantes naturais não são absorvidos e ficam na camada mais externa, proporcionando um bronzeado duradouro além de proteger a pele.

Da mesma maneira que a pele deve ser protegida, os cabelos também sofrem pela ação do sol excessivo, mar, piscina, etc. Água quente, a limentos gordurosos e cheios de sal, podem piorar muito o aspecto dos cabelos. Provocam o desenvolvimento da oleosidade e ainda perdem a vida e aspecto de brilho e o toque macio. Shampoos a base de ervas podem trazer um grande benefício aos cabelos, devolvendo o bom aspecto e toque macio, perdidos pelos agentes indesejáveis do verão. Procure orientação com um farmacêutico especialista perto de você.