Como compor uma alimentação equilibrada

Produtos para Dietas Especiais

Isto é o que se discute muito, porém poucas pessoas sabem realmente como fazê-lo.

Alimentação equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes necessários à manutenção da saúde de um indivíduo; ou seja, composta por: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.

Esta composição na prática se dá as seguinte maneira: 

Inclua em todas as refeições um alimento de cada grupo alimentar.

Estes são os grupos alimentares : 

ALIMENTOS ENERGÉTICOS: Fontes de carboidratos : açúcares, cereais (arroz, milho, trigo, cevada, aveia, centeio), tubérculos (batata, mandioca, cenoura, beterraba, cará, inhame).

Fontes de gorduras : óleos vegetais, margarina, amendoim, castanhas, etc.

ALIMENTOS CONSTRUTORES : Fontes de proteínas : Carne de boi, aves, peixes, frutos do mar, ovos, leite, queijos, iogurtes, leguminosas ( feijão, ervilha, grão de bico, soja).

ALIMENTOS REGULADORES : Fontes de vitaminas, sais minerais, fibras vegetais, água, verduras, legumes e frutas.

Por exemplo :

Para o lanche ou café da manhã :

“1 ALIMENTO DE CADA GRUPO “

Leite ( construtor)   1 xícara
Pão   ( energético)   1 unidade
Mamão (regulador)  1 fatia

Para o almoço ou jantar :

“2 ALIMENTOS DE CADA GRUPO”

Arroz ( energético) – 3 a 5 colheres de sopa cheias
Óleo ou azeite para o preparo ( energético)  -1 colher de chá
Feijão ( construtor) – 3 a 5 colheres de sopa cheias 
Frango assado ( construtor) – 1 a 2 unidades médias
Salada de alface, tomate, pepino, palmito (regulador)
1 prato de sobremesa 1 fruta ( regulador)

É bastante simples, não ?. Se mantivermos este padrão de alimentação iremos garantir um futuro bem mais saudável para o nosso organismo. Procure consumir o mínimo de gorduras em geral, principalmente as saturadas, e  doces em geral também. Se você é do tipo “formiga”, que sempre gosta de um docinho após a refeição, opte pelas gelatinas ou doces de frutas como banana passa, uva passa, ameixa seca, que trazem sensação de saciedade e tem sabor doce bem marcante, ou ainda compotas de frutas, que também tem sabor doce e não contém gorduras. Os sorvetes ou iogurtes de frutas também são ótimas opções.

Inclua em sua alimentação os sucos de frutas naturais, e elimine os refrigerantes. Produtos químicos intoxicam o organismo e às vezes podem até prejudicar a absorção de alguns minerais. Lembre-se de variar bastante o cardápio, incluindo granolas, aveias e outras fibras vegetais para melhorar o consumo de vitaminas e regular a função intestinal. Acostume a criança a levar o lanche de casa para a escola e não deixar para comprar fora, onde geralmente, perde-se o controle do que a criança vai ingerir, o que com certeza será um alimento cheio de gorduras e produtos artificiais.

Alimentação equilibrada é sinônimo de saúde. Assim pode-se manter o peso, evitar doenças crônicas, como diabetes, colesterol, hipertensão obesidade, etc.

Gostou dessa dica? Procure sempre um Nutricionista este profissional pode te ajudar a diversificar e personalizar os cardápios de acordo com a sua necessidade.