Homeopatia – Verdades e Mitos

Medicamentos Homeopáticos

Ao longo de tantos anos de experiência na área de homeopatia, fomos nos deparando com inúmeras dúvidas e mitos.

Por isso selecionamos algumas das dúvidas e questionamentos mais comuns entre os pacientes atendidos pela Homeophytus e criamos umas lista com 5 MITOS E VERDADES SOBRE O TRATAMENTO COM HOMEOPATIA.

1. A AÇÃO DA HOMEOPATIA NO ORGANISMO É LENTA?

R. Não se pode dizer que a ação da homeopatia seja lenta.O medicamento homeopático desde que bem prescrito e devidamente bem preparado, costuma ter excelentes resultados e em tempo curto. O que ocorre é que normalmente, os pacientes buscam a terapêutica homeopática em doenças crônicas, onde naturalmente, o tempo de tratamento é mais longo e quando a resposta orgânica já está muitas vezes deficitária, ou já se usou muitos anti-microbianos ou corticóides, etc, em demasia.

2. DEVO IR AO MÉDICO HOMEOPATA, QUANDO ESTOU EM CRISE? OU OS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS SÓ FUNCIONAM FORA DA CRISE?

R. O tratamento homeopático com o médico homeopata deve ser feito sempre, independentemente de ocorrerem crises ou não. O profissional é que irá determinar qual atitude será tomada em caso de algum quadro agudo.

3. “TOMO HOMEOPATIA PORQUE SE NÃO FIZER BEM, MAL TAMBÉM NÃO FARÁ”

R. Este costume brasileiro de tomar medicamentos sem certificar-se de sua eficácia junto a um profissional especialista da área pode ser muito perigoso. A homeopatia pode não ter efeitos colaterais e contra-indicação, na mesma conotação da alopatia, mas deve ser encarada com a mesma seriedade com que se trata a alopatia. Só se deve tomar medicamentos homeopáticos com a orientação de um profissional competente.

4. A AÇÃO DOS MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS É APENAS PSICOLÓGICA, POR ISSO QUE O MÉDICO CONVERSA TANTO DURANTE A CONSULTA?

R. A razão da longa conversa do médico no consultório é que, para o médico poder identificar qual o(s) medicamento(s) mais adequado para cada caso, ele precisa localizar os sintomas emocionais além dos sintomas físicos do paciente. A Homeopatia trata do indivíduo como um todo, física e emocionalmente, por isso o médico precisa conhecer muito mais profundamente seu paciente. Como reage em determinadas situações, seus gostos e preferências, suas questões de humor em determinados dias, horários ou situações, suas preferências alimentares, etc.

5. CHÁ DE CAMOMILA É UM MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO?

R. Não. Só será um medicamento homeopático a substância que se enquadrar em determinados princípios homeopáticos, inclusive que tenha passado por uma técnica de preparo adequada. Qualquer chá só pode ser considerado um produto fitoterápico.

Sempre que persistirem dúvidas consulte um médico ou farmacêutico especialista. Entre contato com nossa equipe, estamos sempre prontos a lhe atender.